Pneu feito com óleo de soja recebe prêmio na Alemanha

Desenvolvido em parceria com o órgão norte-americano United Soybean Board, o pneu passou a usar óleo de soja em seu composto como substituto do petróleo

Fonte: Goodyear

Um produto inovador apresentado em 2017 pela Goodyear acaba de receber um prêmio de Desempenho Ambiental do Ano do Prêmio Internacional de Tecnologia realizado na Tyre Technology Expo em Hannover, Alemanha. Desenvolvido em parceria com o órgão norte-americano United Soybean Board, a  empresa passou a usar óleo de soja ao composto do pneu como substituto do petróleo em dois novos pneus produzidos para o mercado dos Estados Unidos: o WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather.

“A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação, que representa uma a vitória em todas as frentes, será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro”, disse Graham Heeps, editor da Tire Technology International e presidente do júri que premiou a Goodyear.

A empresa descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. Além disso, a Goodyear percebeu que o óleo de soja se mistura mais facilmente com compostos de borracha e reduz o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação de pneus.

“Nosso trabalho com a United Soybean Board apresentou um desafio e uma oportunidade únicos para nossos cientistas e engenheiros de pneus, ao usarem o óleo de soja no desenvolvimento de produtos com performance superior”, disse Chris Helsel, Chief Technology Officer da Goodyear.