Pouco conhecida no Brasil, endívia requer cultivo cuidadoso

Variedade de verdura pode ser encontrada no mercado durante todo o anoAinda pouco conhecida aqui no país, a endívia é cultivada por uma única família de origem holandesa, na cidade de Holambra, no interior de São Paulo. Produzida em estufas, a variedade de verdura pode ser encontrada no mercado durante todo o ano.

Na Bélgica, sua terra natal, ela é conhecida como witloof, que significa folha branca. É um broto amarelo claro de forma alongada. É crocante e tem sabor um pouco amargo. Apesar de ser parente da chicória, a endívia requer um cultivo muito mais cuidadoso. A variedade chegou ao Brasil há pouco tempo.

Hoje a produção é de 40 toneladas por mês, e o processo de produção que tem início no cultivo, até a embalagem do produto leva um ano. Na terceira fase do processo os rizomas são lavados e selecionados. Os que não brotaram são descartados. Os que passaram no teste de qualidade são levados para uma estufa, onde devem ficar durante um mês.

Para que fiquem bonitas e uniformes, é fundamental que haja uma boa circulação de ar na estufa. A temperatura deve ser mantida entre 15ºC e 16ºC e o mais importante, as endívias são cultivadas no escuro e sem agrotóxicos. No total são dois meses na estufa.

Na última fase, as folhas externas são arrancadas para que mantenham uma padronização. Depois uma máquina corta as raízes, que são descartadas. Na sequência o produto é pesado e embalado.