Programa referência de aplicação de agroquímicos do IAC completa 10 anos

Iniciativa já atendeu 60 mil agricultores com atendimento em 16 estados brasileiros, Distrito Federal e em mais sete países

Fonte: Andef/reprodução

Conhecido como o programa referência para orientar o produtor na aplicação de defensivos químicos, o Aplique Bem, realizado pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), completa 10 anos em maio. A iniciativa já atendeu 60 mil agricultores com atendimento em 16 estados brasileiros, Distrito Federal e em mais sete países.

Além de reduzir perdas de defensivos, o programa orienta pequenos e médios agricultores e trabalhadores rurais a se prevenirem de contaminações e ainda a mitigarem o impacto no ambiente produtivo. “Profissionais percorrem a fronteira agrícola o ano inteiro e dão treinamentos baseados no perfil de agricultores, no tipo e no tamanho das culturas visitadas”, disse Hamilton Ramos, pesquisador do CEA/IAC e coordenador do projeto.

No projeto, pesquisadores utilizam veículos que funcionam como laboratórios móveis, financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e capazes de avaliar, por exemplo, os diferentes tipos de pulverizadores utilizados nas propriedades visitadas. Engenheiros agrônomos que participam do Aplique Bem orientam produtores sobre as tecnologias, praticas de manejo e medidas de segurança para a aplicação dos defensivos.

O programa será mostrado na área do IAC e da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo durante a Agrishow, principal feira do agronegócio da América Latina, que acontece de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).