Santa Catarina produz a banana mais doce do Brasil

Estado solicitou o selo de Indicação Geográfica (IG); sabor único se deve à combinação do clima, relevo e temperatura da região

A região de Corupá, em Santa Catarina, solicitou o selo de Indicação Geográfica (IG) para a banana produzida nos municípios de Schroeder, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul como a mais doce do Brasil. Segundo a Secretaria de Agricultura e Pesca do estado, o sabor da fruta é um grande diferencial, além da cultura e o modo de produção dos bananicultores.

“O sabor se deve à combinação do clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a banana acaba acumulando mais minerais e açúcares e é esse o segredo da banana da região de Corupá”, diz o governo, em nota.

Com a Indicação Geográfica aprovada, toda banana produzida na região terá um selo de origem. “Dará aos consumidores a garantia da qualidade diferenciada da fruta e aos produtores uma vantagem competitiva na busca por mercados”, espera o governo estadual. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que a banana da região de Corupá sempre teve um sabor diferenciado, porém a Certificação materializará essa vantagem, se tornando um atributo comercial.

Como fazer

Para que o bananicultor possa utilizar o selo de IG ele deverá estar vinculado a uma associação de produtores, com um corpo técnico que possa garantir a qualidade da fruta e se ela se enquadra nos requisitos necessários. De acordo a Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco), para que os consumidores saibam a origem da fruta e como ela foi produzida, haverá a rastreabilidade da banana da região.

Processo de Certificação

O processo de certificação está baseado em dossiês técnicos e científicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de estudos sobre as condições naturais da região de Corupá e as características da banana produzida nos municípios contemplados. Com o resultado em mãos, os produtores da região acionaram o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para obter o selo de Identificação Geográfica.

Atualmente, Corupá é o maior produtor de banana do estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias. Cerca de 10% da produção é exportada para Argentina e Uruguai. Em 2014, Santa Catarina produziu 710 mil toneladas da fruta, se tornando o quarto maior produtor nacional de banana.