São Paulo apreende R$ 2 milhões em agrotóxicos falsificados

Três caminhões contendo herbicidas, inseticidas e fungicidas foram detidos em ação da Polícia Civil e do Ministério da Agricultura no noroeste paulista

Fonte: Divulgação/GOV/SC

Agrotóxicos sem registro e com indícios de falsificação foram apreendidos na região noroeste paulista, em uma ação conjunta da polícia Polícia Civil de Catanduva (SP) e dos fiscais federais agropecuários do estado, servidores do Ministério da Agricultura. Marapoama e Urupês estão entre as cinco cidades onde a quadrilha atuava. No total foram apreendidos três caminhões cheios com falsificados. A apreensão ocorreu nesta terça-feira, dia 3.

Duas equipes de fiscais federais agropecuários acompanharam os policiais na ação para auxílio técnico. Só em  Marapoama (SP) foram encontrados mais de 4 toneladas de produtos com suspeita de falsificação. Os principais agrotóxicos apreendidos foram herbicidas, mas foram encontrados também inseticidas e fungicidas.

A mercadoria estava estocada em galpões e casas, principalmente em área rural, em pelo menos sete pontos.  Estima-se que o valor ultrapasse R$ 2 milhões. Seis pessoas foram presas e vão responder por uma série de crimes, inclusive contra a saúde pública e formação de quadrilha.

Entre as diversas ações dos fiscais federais agropecuários está a responsabilidade de fiscalizar a produção, registro, comércio interestadual, exportação, importação, transporte, classificação e controle tecnológico e toxicológico dos agrotóxicos.