Soja e milho: risco de replantio persiste com chuvas irregulares

Umidade nos principais estados produtores deve ser intensificada nos últimos 10 dias do mês

Fonte: Montagem/Canal Rural

As principais regiões produtoras de soja e de milho do Sudeste e do Centro-Oeste devem receber chuvas nos próximos dois dias, mas em quantidades que não são animadoras para o plantio da safra de verão.

“A previsão é de chuvas principalmente para Mato Grosso nesta terça-feira, dia 17. Mas as quantidades não serão muito altas, apesar de bem espalhadas. Essas chuvas, que na verdade serão resultado de instabilidades tropicais, não serão duradouras. Na quarta-feira, dia 18, já se deslocarão para a divisa com Rondônia e a fronteira com a Bolívia”, disse o meteorologista da Somar Meteorologia Celso Oliveira.

Segundo ele, os prognósticos para os principais estados produtores de grãos são mais animadores para o último dez dias de outubro, com as chuvas ganhando mais intensidade gradativamente a partir já da semana que vem e atingindo volumes maiores entre os dias 26 e 30.

Devido a uma estiagem prolongada entre o final de agosto e a maior parte de setembro, há risco de replantio em praticamente todos os estados, mesmo em algumas regiões, como no Triângulo Mineiro, onde as precipitações foram de 80 a 100 milímetros no acumulado de outubro até agora.

“São plantas que acabaram de nascer, com raízes superficiais. Elas simplesmente não têm mais como buscar água. Portanto, o risco de replantio persiste principalmente em Mato Grosso, Minas Gerais e norte de Mato Grosso do Sul”, disse Oliveira.