Alta no preço do algodão no ano já atinge 42%

Valores continuam firmes mesmo em lotes de baixa qualidade, afirma o Cepea. Nos EUA, colheita da fibra começa a tomar forma

preço do algodão em pluma no mercado nacional ao longo de 2015 já chega a 42,14%, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Apesar de as negociações com algodão em pluma seguirem envolvendo apenas pequenos lotes, de acordo com o instituto, os preços continuam firmes. 

O indicador de preços da fibra elaborado pelo instituto – referente a pagamento em oito dias de pluma 41-1 posta em São Paulo – avançou 0,5% entre 29 de setembro e 6 de outubro, fechando em R$ 2,3648 por libra-peso.

Segundo pesquisadores do Cepea, os vendedores permanecem firmes nos preços pedidos, inclusive para os lotes de baixa qualidade, enquanto compradores buscam o produto para atender a programações de curto prazo.

EUA

No maior exportador de algodão do mundo, os Estados Unidos, a colheita vem tomando forma.  De acordo com informações divulgadas no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea), 11% dos 3,3 milhões de hectares americanos semeados com a planta já receberam colhedoras. O destaque é o estado do Texas, onde a colheita já atingiria 16% da área.

Até o momento, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) ainda não teria registrado complicações climáticas, o que estaria fazendo a condição do algodão ser considerada boa e excelente em 50% das lavouras

Na próxima semana, tempestades podem atingir os estados da Carolina do Norte, Carolina do Sul, e Geórgia, que juntos representam em torno de 20% da área total de algodão do país. Essas chuvas podem atrasar a colheita, e prejudicar a pluma aberta, podendo elevar a paridade de exportação em Mato Grosso, avalia o Imea.