Com cotação firme, preço do algodão segue em alta no Brasil

Mesmo com parte das indústrias afastada das compras, a presença de comerciantes no mercado doméstico garantiu maior liquidez e firmeza nas cotações

Fonte: Antonio/Canal Rural

O ritmo de negócios envolvendo algodão em pluma aumentou no Brasil. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar de parte das indústrias estar afastada das compras, a presença de comerciantes no mercado doméstico garantiu maior liquidez e também firmeza nas cotações.

Enquanto os comerciantes buscam cumprir compromissos para entrega imediata, as indústrias estão cautelosas em adquirir novos lotes, devido à preocupação com o repasse dos altos preços da matéria-prima. No entanto, uma parcela significativa dos lotes disponíveis ainda apresenta baixa qualidade.

Além disso, a falta de chuva em algumas regiões produtoras resultou em quebra na produção, cenário que traz cautela aos cotonicultores, que optam por se voltar a entregas de contratos antes de disponibilizar os lotes no spot. 

Nos últimos sete dias, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em 8 dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, registrou alta de 0,4%, fechando a R$ 2,6212/lp nesta terça, dia 26. Na parcial do mês de julho, no entanto, o Indicador ainda acumula queda de 1,42%.