CMN autoriza renegociação das dívidas dos arrozeiros

Medida beneficia produtores da região Sul com lavouras afetadas por enchentes

Fonte: Divulgação/Ademar Kochenborger

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta sexta, dia 1° de julho, a prorrogação de operações de crédito rural contratadas na safra 2015/2016 para custeio de arroz, devido a problemas climáticos que geraram quebra de safra aos produtores. Também foi prorrogado o pagamento de parcelas vencidas ou vincendas em 2016 das operações de custeio de safras anteriores.

Há cerca de 11,7 mil operações passíveis de enquadramento na renegociação.

Segundo a entidade, a decisão se aplica às operações de crédito rural cujos recursos tenham sido destinados à produção de arroz em municípios da região Sul onde tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência de alagamento, chuvas intensas, enxurradas e inundações a partir de 1º/9/2015, com reconhecimento pelo Ministério da Integração Nacional.

Benefícios

Os beneficiários serão os produtores rurais de arroz, suas associações e cooperativas de produção. Os benefícios são: reembolso em até 5 parcelas anuais para custeio contratado na safra 2015/2016; e em 1 ano após o vencimento final do contrato de financiamento para custeio prorrogado, investimento e EGF; e prazo para formalização até 30 de dezembro de 2016.