Conab realiza leilões de PEP e Pepro nesta quinta

Fonte: Irga

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta quinta-feira, a partir das 10h, dois novos leilões de arroz. O leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), aviso 50, oferta 90 mil toneladas da safra 2017/18, sendo 75 mil toneladas para o Rio Grande do Sul e 15 mil para Santa Catarina. Já o leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), aviso 51, oferta 17 mil toneladas, sendo 15 mil para o Rio Grande do Sul e 2 mil para Santa Catarina.

Para participar do leilão de Pepro, agricultores e cooperativas precisam estar inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). No caso do PEP, a compra do produto pela indústria ou comerciantes de cereais deve ser realizada por produtores que também tenham registro no sistema.

Mercado

Com produtores pouco presentes no mercado spot e a demanda aquecida, seja para atender aos segmentos atacadista e varejista dos grandes centros ou aos novos contratos de exportação, alguns lotes foram efetivados a valores maiores no Rio Grande do Sul.

Para repor estoques, beneficiadoras buscaram lotes de arroz depositado em seus armazéns ou “livre” (armazenado nas propriedades rurais) no spot e até mesmo referentes ao arroz leiloado nos leilões de Pep e Pepro.

Nesse cenário, o Indicador Esalq/Senar-RS, 58% grãos inteiros subiu 1% de 10 a 17 de abril, fechando a R$ 35,94/sc de 50 kg no dia 17. Na parcial de abril, a elevação é de 2,36%.