Pagamento do custeio de arroz da safra 2016/2017 é prorrogado

Os vencimentos de maio a agosto deste ano poderão ser quitados em novembro

Fonte: Claudio Fachel

Os produtores de arroz com vencimentos de financiamentos com a Caixa Econômica Federal relativos à safra 2016/2017 terão as parcelas de maio a agosto deste ano alongadas para o mês de novembro. A medida atende ao pedido da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que vem pleiteando a questão junto às instituições financeiras, e se baseia em itens do manual de crédito rural.

De acordo com o diretor jurídico da associação, Anderson Belloli, a prorrogação dos pagamentos veio em boa hora, uma vez que a medida se revela fundamental no sentido de potencializar os resultados financeiros do produtor rural. “Além disso, demonstra que a instituição financeira possui cada vez mais interesse em atender o setor de maneira diferenciada, fato que possibilita ao produtor uma opção atraente para o custeio da lavoura”, salienta.

Segundo a Caixa, as agências com clientes nestas condições já foram orientadas sobre a medida, que também já foram adotadas pelo Banco do Brasil e Banrisul. A Federarroz ainda busca junto aos demais bancos ações que possam viabilizar aos produtores o alongamento das parcelas, para minimizar os impactos dos problemas de comercialização e baixos preços enfrentados pelos neste ano.