Plantio de arroz nesta safra é o mais atrasado em 8 anos

Apenas 6% da área destinada à cultura foi plantada até agora; no mesmo período do ano passado a semeadura chegava a 36%

O plantio de arroz do Rio Grande do Sul nesta safra é o mais atrasado em 8 anos, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Apenas 6% da área destinada à cultura foi plantada até agora. No mesmo período do ano passado a semeadura chegava a 36%. O excesso de chuva é um dos principais motivos para o atraso dos trabalhos no campo.

O produtor rural Gustavo Tojan Schmitz, de Uruguaiana (RS), mostrou a situação de sua lavoura debaixo d’água. “Estamos plantando a safra no barro e ninguém imagina o quanto nós sofremos para produzir uma saca de arroz”, disse.

Segundo ele, está cada vez mais difícil continuar a atividade. “Eu não vejo mais como tocar a propriedade que herdei do meu avô. Todos ganham dinheiro nas custas do produtor, menos nós mesmos. Como vamos conseguir colocar comida nas mesas dos brasileiros? No Brasil o agricultor é ridicularizado”, enfatiza.

A previsão do tempo indica a possibilidade de mais chuvas acontecerem no Sul do país. Segundo a Somar Meteorologia, em apenas sete dias são esperados 120 milímetros de chuva, o que significa o esperado para o mês todo em algumas cidades.

“Poderemos ter alguns momentos de melhoria no tempo na segunda quinzena de outubro. Isso ajudará no andamento do plantio do arroz, no entanto, o clima não vai secar nestas regiões. As precipitações vão apenas diminuir”, explicou a meteorologista Desirée Brandt.