Setor arrozeiro aguarda prorrogação de dívidas após quebra de safra no RS

Presença do ministro Blairo Maggi nesta quinta é aguardada com ansiedade para os participantes da Fenarroz 2016

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul aguardam para esta semana o anúncio da prorrogação de dívidas para quem teve perdas causadas pelo excesso de chuva. A quebra na safra foi de 16% e é considerada a maior dos últimos anos.

Quem participa da 19ª edição da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), que vai até o dia 29 de maio em Cachoeira do Sul (RS), aguarda com ansiedade a participação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na abertura oficial do evento, marcada para esta quinta, dia 26. Este é o primeiro compromisso de Maggi como ministro no Rio Grande do Sul.

A expectativa do setor é de que ele fale sobre o pedido de renegociação das dívidas dos produtores atingidos pelo fenômeno El Niño. “Nós precisamos renegociar a dívida dos nossos produtores para que eles consigam enfrentar uma próxima safra, um próximo plantio com uma qualidade boa. Provavelmente a gente possa ter diminuição de área, mas precisamos sim manter o produtor”, disse o presidente do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), Guinter Frantz.

O estado contabiliza perdas bilionárias com a quebra de 16%, o equivalente a 1,3 milhão de tonelada a menos. “Tivemos chuva desde a época de plantio (…), trazendo uma redução de 1,3 milhão de toneladas. Isso afeta bastante o nosso produtor, a renda do nosso produtor”, completou Frantz.

Novidades do setor

Além de receber o ministro da Agricultura, a Fenarroz traz novidades aos arrozeiros e indústria. A empresa Büler, por exemplo, leva pela primeira vez ao mercado uma selecionadora para arroz em sua versão mais moderna, com sistema de injeção que gera economia de gás comprimido, que, segundo o analista de marketing da empresa, Jean Carlo Gonçalves, “é o calo da indústria no Brasil todo”.

Também prometendo economia para o produtor, a Zaccaria apresentou um Brunitor que promete gastar menos energia elétrica, outro vilão de custos. “Dentro do segmento dessa máquina, essa apresenta uma economia de até 17% de energia, o que é um número razoável em termos de energia elétrica”.

A Fenarroz ocorre de 24 a 29 de maio na cidade de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul.