Carne de boi ganha competitividade

Frango e suínos tiveram valorização em agosto, ao contrário do boi gordo, pressionado pela lentidão dos negócios

Fonte: Divulgação/AEN-PR

Enquanto os preços da carne bovina estão enfraquecidos no mercado atacadista da Grande São Paulo neste mês, os valores das carnes substitutas – suína e de frango, estão em alta. Nesse cenário, a carne bovina ganha competitividade frente às concorrentes. A análise é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Na parcial de agosto (entre 29 de julho e 10 de agosto), a carcaça casada bovina se desvalorizou 0,32%, ao passo que a carcaça suína comum se valorizou fortes 16,8% e o frango congelado, 6,4%. 

Nesta quarta, dia 10, a carcaça casada do boi foi negociada a R$ 9,31/kg. Ainda que a carne bovina apresente maior competitividade, as vendas estão lentas no mercado atacadista da Grande São Paulo, cenário que mantém enfraquecida a cotação. 

Quanto ao boi gordo, segundo pesquisadores do Cepea, os negócios também seguem lentos. Muitos frigoríficos vêm preenchendo as escalas de abate com animais adquiridos anteriormente e, com isso, exercem pressão sobre os valores de compra, mas sem sucesso em alguns dias. 

Entre 3 e 10 de agosto, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo (estado de São Paulo) subiu ligeiro 0,13%, fechando a R$ 152,02 nesta quarta.