Conheça as melhores novilhas senepol da temporada

Programa Safiras busca jovens fêmeas com diversas características que resultam em gado de corte de alta qualidade 

Fonte: Fazenda Senepol Paraíso/divulgação

O  ranking da 1ª edição de 2016 do Programa de Avaliação e Qualificação de Doadoras Senepol, o Safiras, já está disponível. Jovens fêmeas passaram por avaliações durante 150 dias, em testes certificados pela Embrapa. O programa, que acontece duas vezes por ano, qualificou 500 novilhas nesta etapa.

Segundo o pesquisador da Embrapa João Victor Batisteli, durante a prova são coletadas algumas informações e, ao fim dessas coletas, um índice é gerado com o somatório das características. Esse índice é responsável pelo ranqueamento dos animais, como se fosse uma equação. “Quem tem o maior índice seriam os primeiros colocados. Essas provas de desempenho, por exemplo, o Safira, vêm como uma ferramenta, como uma informação a mais para ajudar na escolha de animais melhoradores e animais geneticamente superiores”, explica.

A principal busca é por fêmeas com diferentes características que resultam em um gado de corte de alta qualidade. Para isso, é preciso que essas provas sejam realizadas por pesquisadores de várias áreas do conhecimento. 

“Na verdade, a demanda hoje por produtos da raça senepol é muito grande, então o pessoal se preocupa em produzir animais que sejam muito prolíferos, ou seja, que sejam animais com uma grande população folicular, que vão produzir os óvulos e que na fecundação in vitro vão produzir os produtos”, afirma o médico veterinário Júnior Paupério.

Desde 2009, 2 mil novilhas senepol em idade jovem já foram testadas e qualificadas pelo programa. Somente nos últimos três anos, 900 fêmeas foram avaliadas pela eficiência alimentar. Existe um aparelho que mede quanto cada animal come durante o programa por meio de um chip. “Tudo vai pra uma central que está avaliando os dados continuamente, e no final da prova nós temos quanto ele comeu e quanto ele ganhou de peso. Então, nós queremos que o animal tenha uma alta eficiência na conversão desse alimento em proteína vermelha, que é a carne”, explica o assessor pecuário Junior Fernandes.

Os resultados revelados pelo Safiras foram uma surpresa para muitos produtores. Os potenciais genético e econômico de cada fêmea não dependem de beleza, do criatório de origem ou até mesmo do pedigree. A nota é formada por uma composição de várias avaliações feitas nos animais. “O legal de tudo isso é que dá uma garantia pro comprador e produtor, que os animais que saem daqui avaliados saem com uma confiabilidade muito grande”, diz Paupério.