Deputado apresenta projeto que veta transporte de animais vivos

Na avaliação do parlamentar Ricardo Tripoli (PSDB-SP), a exportação de gado em pé configura extrema crueldade aos animais

Fonte: Karlos Geromy/Secap

O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) apresentou nesta semana um projeto de lei que proíbe a exportação de gado vivo por transporte marítimo, para toda finalidade, e sob qualquer pretexto.

De acordo com o texto apresentado, o bem-estar animal é fator condicionante para a permissão dessas atividades. A proposta trata especificamente das normas de transporte dos animais, que, segundo o parlamentar, deve seguir critérios rígidos.

Na avaliação de Tripoli, a exportação de gado em pé configura uma crueldade extrema aos animais. “Não há forma de atenuar o sofrimento imposto aos animais, tendo em vista as condições adversas. A exportação de gado vivo por transporte marítimo não possibilita que as normas de bem-estar animal sejam atendidas. Não cumpre as exigências. Há grave comprometimento ambiental e sofrimento aos animais. É consenso que essa atividade deve ser encerrada no Brasil”, disse o deputado.

Segundo o texto do projeto, os animais chegam a ultrapassar 12 horas em exaustão física e privações dentro dos navios.