MS: frigoríficos são liberados de recolher Funrural

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Pixabay

A retomada de negócios após o feriado de Carnaval foi marcada por um cenário de preços distintos para o mercado físico do boi gordo no Brasil. Em algumas regiões o preço subiu e, em outras, recuou.

Segundo a Safras & Mercado, em alguns estados do Norte e do Centro-Oeste do Brasil o preço pago pela arroba do boi recuou, em meio ao bom volume de animais terminados. A expectativa é de que os frigoríficos sigam testando o mercado.

Já em estados como São Paulo e Mato Grosso, contudo, os preços se mantiveram ou até subiram, diante das escalas de abate mais curtas por parte dos frigoríficos. A oferta limitada de animais nessas regiões acabou trazendo um custo maior de frete aos frigoríficos para trazer o boi gordo de estados vizinhos.

Mercado atacadista
O mercado atacadista voltou a se deparar com acomodação dos preços. A reposição entre atacado e varejo flui de maneira lenta, quadro que deve se acentuar durante a semana. Com essa dinâmica a perspectiva é de queda das indicações no curto prazo, com maior intensidade nos cortes mais nobres, menos demandados nessa época do ano.

Funrural
O destaque do fim de semana foi a notícia de que uma liminar liberou os frigoríficos de Mato Grosso do Sul de recolherem os tributos do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural).

A medida foi concedida pelo desembargador Wilson Zauhy Filho, da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em ação movida pela Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes). 

Veja a reportagem completa