Mercado do boi segue com arroba e reposição pressionados

Diferença de preços pagos pelos frigoríficos chega a R$ 7,00/@ em SP; bezerros tem queda de 0,6% na semana

A ampla variação nos preços ofertados pelos frigoríficos ainda é uma realidade no mercado, principalmente no de São Paulo. A diferença entre o maior e o menor valor pago pelos frigoríficos chega a R$ 7,00/@ no estado, o que deixa o mercado sem uma referência bem definida de preços.

As escalas de abate estão curtas, variando de um a quatro dias. Isto reflete a tentativa de manter os estoques enxutos, em resposta à situação de mercado das últimas semanas. Um dos fatores de turbulência foi o “retorno” do Funrural, que, de acordo com a Scot Consultoria, têm feito os frigoríficos trabalharem com o desconto do valor (2,3%) sobre os preços ofertados ao pecuarista.

Reposição

Todo este cenário tem impactado na reposição. Receosos, os produtores não estão negociando animais para reposição e as referências seguem praticamente sem alterações. Na média geral de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados a desvalorização chegou a 0,4% na semana.

Os maiores recuos foram no bezerro desmamado (6@) e de ano (7,5@), ambos com queda de 0,6%. Do início do ano até o momento, a redução na média geral de todas as praças para categorias de machos e fêmeas anelorados foi de 3%, segundo a Scot Consultoria.