Ministério do Trabalho interdita atividades do frigorífico Alibem

Fiscais dizem que unidade da empresa apresenta irregularidades que colocam em risco a integridade dos funcionários

Fonte: João Bosco/Canal Rural

Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditaram as atividades do frigorífico Alibem, localizado em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, depois de constatarem uma série de irregularidades no processo de trabalho que colocam em risco a integridade dos funcionários. A indústria é a única do estado autorizada a exportar carne suína para a China.

Na operação realizada na terça, dia 11, os fiscais da Força-Tarefa de Fiscalização dos Frigoríficos flagraram, entre outras irregularidades, a falta de equipamentos de proteção junto às máquinas e a postura ergonômica equivocada de funcionários durante o trabalho.

– Na operação, por caracterização do risco grave e iminente à integridade dos trabalhadores, foi procedida a interdição – diz o ministério, em nota.

O frígorífico abate 3 mil suínos por dia e conta com 1,5 mil funcionários. Cada auto de infração pode gerar multa que vai de R$ 3 mil a R$ 6 mil. Esta é a terceira operação do projeto em 2015, que já deflagrou 86 autos de infração no Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS) e 80 em uma unidade da Marfrig, de Bagé (RS).

O objetivo das fiscalizações é verificar a saúde e segurança dos funcionários e averiguar se os estabelecimentos estão cumprindo a legislação trabalhista. A operação é da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego do RS. Em 2014, o mesmo projeto fiscalizou 10 grandes frigoríficos.

Na ocasião da operação, o superintendente de operações da Alibem, Juscelino Gonçalves, disse que a empresa apoia o trabalho da Força-Tarefa e que vai se adptar ao que o MTE determinar. Ele afirmou ainda que a companhia possui grupos de trabalho para buscar soluções a estes problemas.