Varejo consegue sustentar preço da carne

Estoques ajustados à demanda facilitam, inclusive, aumento de preços, diz Scot Consultoria

Fonte: Reprodução

Ao contrário do que ocorre no atacado, os varejistas estão conseguindo sustentar os preços da carne bovina, podendo inclusive aumentar os preços, graças a estoques ajustados à demanda. A análise é da Scot Consultoria.

Em julho, as valorizações no varejo paulista ficaram acima da inflação medida pelo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), e ficaram em 1,5%. O período de coleta de preços do indicador situa-se, aproximadamente, do dia 15 do mês anterior a 15 do mês de referência.

Assim como tem sido comum em 2015, são os cortes de dianteiro que dão fôlego ao mercado. Em São Paulo a alta foi de 0,2%, de 1,3% no Paraná, de 0,1% em Minas Gerais e no Rio de Janeiro a valorização chegou a 1,0%, considerando a última semana.

Boi gordo

No mercado de boi gordo, os negócios ficaram firmes na terça, dia 28, após registrar volumes baixos nas últimas semanas.

As ofertas de compra ficaram abaixo dos preços de referência, mas em R$ 1 a arroba, por conta da queda na disponibilidade de boiadas.

As escalas de abate atendem, em média, quatro dias. Alguns frigoríficos registram escalas maiores por conta de lotes negociados a termo ou por meio de parcerias.