Dicas para aplicar fungicidas

Compostos podem ser prejudiciais à saúde do homem e do meio ambiente se manejados de forma incorretaO diretor financeiro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e pós-doutor em Manejo de Pragas e Biotecnologia, José Otavio Menten, em entrevista ao Bom Dia Campo desta quinta, dia 12, alerta para os cuidados necessários à aplicação de fungicidas.

Os compostos podem ser prejudiciais à saúde do agricultor e ao meio ambiente se aplicados de forma incorreta. Segundo Menten, o lançamento de um fungicida é precedido por uma longa pesquisa, que pode durar mais de uma década e custar em torno de US$ 250 milhões.

– Quando um fungicida é registrado, ele passou por um estudo não só do aspecto agronômico, que é mostrar eficiência, mas por avaliações do ponto de vista ambiental, pelo Ibama, e do ponto de vista toxicológico, pensando no eventual contato do homem com esse produto – destaca.
 
De acordo com ele, há quatro métodos para realizar o controle das pragas: genético, cultural, físico e químico – nesta última categoria estão os fungicidas. O especialista sugere que o mais indicado é o manejo integrado, pois utilizar apenas uma das formas pode deixar a planta vulnerável a algumas doenças.

Assista à entrevista completa: