Abic desenvolve programa de certificação para café em cápsula

De acordo com a Abic, a avaliação das cápsulas se baseia no uso da análise sensorial para o café, hoje largamente difundida em todo o mundo

Fonte: Mapa/Divulgação

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) desenvolveu um programa de certificação com metodologia específica para avaliação do café em cápsula. Segundo a associação, é preciso auxiliar e apoiar o industrial no conhecimento dos atributos de qualidade de café em cápsula, a fim de que ofereça aos consumidores qualidades diferenciadas. Estima-se que apenas 8 torrefadores atuavam no setor de monodose de café em 2014 e hoje seriam mais de 90 indústrias.

A metodologia para avaliação das características da bebida de café em cápsulas foi desenvolvida no último ano em trabalho conjunto do Grupo de Avaliação do Café (GAC), do Sindicafé-SP, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e do Lab Carvalhaes, que são laboratórios credenciados pela Abic para análise de café, com apoio do Instituto Totum, responsável pelo gerenciamento do programa.

De acordo com a Abic, a avaliação das cápsulas se baseia no uso da análise sensorial para o café, hoje largamente difundida em todo o mundo. No Brasil, o Programa de Qualidade do Café (PQC), da Abic, que tem hoje 586 produtos certificados nas categorias Tradicional (301), Superior (129) e Gourmet (156), já a utilizou em mais de 4 mil laudos de cafés torrados/moídos para filtrados ou expressos. Agora, esta experiência será utilizada para avaliar os cafés em cápsulas das diversas marcas e sistemas existentes no País.

Conforme a associação, o programa é por adesão e, após avaliação do produto, será autorizado o direito de uso do Selo de Certificação Abic para Café em Cápsula, cujo laudo vai indicar a intensidade da bebida, que poderá ser impressa nas embalagens.