Agricultura quer prorrogar linhas de financiamento do Funcafé

Iniciativa, se aprovada, vai dar apoio valioso ao produtor rural na hora da colheita e foi um pedido do setor cafeeiro, diz diretor

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rual

O Ministério da Agricultura encaminhou nesta sexta-feira, 11, ao Ministério da Fazenda proposta de mudança nos prazos de contratação do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra atual, nas modalidades de custeio e estocagem. Em nota, o diretor do Departamento de Café, Cana-de-Açúcar e Agroenergia, Sílvio Farnese, disse que a linha de crédito para custeio tem período de contratação entre 1º de julho e 28 de fevereiro. Mas que pode ser ampliado até abril para operações de colheita. Já a de estocagem, tem prazo até dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da colheita. “Como os recursos programados para essas duas linhas não foram totalmente utilizados nesta safra, pedimos a prorrogação até 31 de julho deste ano”, ressaltou Farnese.
 
O saldo disponível para custeio é de R$ 241,9 milhões e para estocagem de R$ 597 milhões. “A iniciativa, se aprovada, vai dar apoio valioso ao produtor rural na hora da colheita e foi um pedido do setor cafeeiro”, acrescenta Farnese.
 
Conforme o Ministério, a colheita da safra começa até 30 de maio, com previsão de um volume de 54,4 milhões a 58,5 milhões de sacas beneficiadas.