Autorizada importação de café conilon

Volume permitido é de um milhão de sacas até maio, com limite de 250 mil sacas por mês

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex), ligado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), autorizou no final da tarde desta quarta-feira, dia 15, a importação de café conilon pelo Brasil. O volume autorizado é de um milhão de sacas, entre fevereiro e maio, com limite de 250 mil sacas por mês.

O Gecex aprovou a aplicação da alíquota máxima 35% a toda importação de café verde (todo o café arábica e, no caso do conilon, no montante que exceder a cota determinada). Anteriormente, a alíquota para importação de qualquer tipo de café era de 10%.

O próximo passo é a publicação das medidas de mitigação de risco fitossanitário do café importando do Vietnã, resultado da Análise de Risco de Pragas (ARP) elaborada pelo Ministério da Agricultura. O Vietnã é maior produtor de conilon, seguido pelo Brasil.

A redução do imposto de importação do café foi solicitada pelo ministério à Camex, após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) verificar estoques reduzidos de café conilon no Espírito Santo, Rondônia e sul da Bahia, entre 1,5 milhão e 1,7 milhão de sacas, que seriam insuficientes para atender à necessidade da indústria de café solúvel.

O Sindicato Nacional do setor já havia emitido alertas sobre a necessidade de garantir a oferta do café conilon no mercado nacional. O Brasil é líder mundial nas exportações de café solúvel, e tem como principal insumo exatamente o café conilon. De acordo com Agnaldo de Lima, diretor do Sindicato Nacional de Café Solúvel, “se o Brasil não cumprir os contratos de exportação, compradores internacionais buscarão fornecedores de café solúvel de outros países”.

O Gecex é integrado pelo Ministro das Relações Exteriores e Secretários-Executivos da Casa Civil, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e da Camex.