Café: preço médio sobe 4% e atinge o maior patamar desde abril

A retração da comercialização e a expectativa de safra brasileira menor são alguns dos fatores que colaboraram com a alta 

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Apesar da colheita do café arábica estar na reta final, os preços têm avançado no mercado brasileiro. O valor médio do indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, foi de R$ 469,60 a saca até última terça-feira, dia 15. O preço é 3,9% maior que o de julho, voltando aos patamares nominais similares aos registrados em abril de 2017.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa alta acontece porque os produtores rurais estão retraídos na comercialização, focados apenas nas entregas futuras. A expectativa de que a safra 2017/2018 seja menor que a esperada, devido aos problemas de menor peneira e produtividade, por conta da broca do café, por exemplo, também contribuíram para a ascensão do preço médio.

Apesar dessa significativa retração dos cafeicultores, a liquidez teve aumento pontual no mercado doméstico. Mesmo com a alta da média mensal do café arábica, entre os dias 8 e 15 de agosto, o indicador Cepea/Esalq recuou 4%, fechando a R$ 459,26 nessa terça-feira.