10 coisas que você não sabia sobre o café

O gato mais velho do mundo tomava uma xícara toda manhã; confira esta e outras curiosidades 

1 – A sorte no fundo da xícara
Chamada de cafeomancia, a leitura da borra de café se baseia nas formas que ficam depositadas na xícara. Veja o que significam algumas delas:
Boca: insatisfações no campo sexual
Boi: novo emprego obtido com o auxílio de pessoa obesa
Cachimbo:  possibilidade de viver um amor proibido
Cobra: risco de traição
Lua: um romance em breve
Pontos:  dinheiro chegando por herança ou aumento de salário
Triângulo:  grande sorte no amor com um novo relacionamento

2 – Planta sedenta
Se levarmos em consideração o que é consumido para cultivar, fazer frutificar e processar o café, são necessários 140 litros de água para fazer uma xícara de espresso

3 – Durma com um estimulante desses
O brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café por ano. Isso dá 3,28 cafezinhos por dia. No mundo, são degustadas 1,6 bilhão de xícaras diariamente. 

4 – Barato total
Em 2009, psicólogos da universidade britânica de Durham acompanharam um grupo de estudantes e constataram o seguinte: os que tomavam por volta de três xícaras de café por dia tinham mais propensão a escutar vozes e viver experiências extracorpóreas.

5 – Que cheiro é esse?
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? O café usado pode colocar um fim nele. A estratégia consiste em jogar meia xícara de borra dentro do ralo e, depois, despejar 5 xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente.

6 – Um espresso, maestro!
O compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) transformou seu amor pelo café em uma cantata. A “Kaffeekantate” foi executada pela primeira vez na cidade de Leipzig. A data não se sabe ao certo, mas foi entre 1732 e 1735.

7 – Gato com incontinência
Geralmente, eles recorrem às caixinhas, mas pode ser que justamente o seu gatinho de estimação resolva usar o jardim como banheiro. Nesse caso, prepare uma mistura de borra de café com casca de laranja e jogue sobre o solo. O café e o odor cítrico da laranja vão convencer o bichano de que, excepcionalmente, é melhor concordar com você.

8 – Tomar uma bica?
Tradicionalíssimo em Lisboa, o café A Brasileira começou a vender espressos. No início, seus clientes acharam a bebida amarga demais. Para não ter de se desfazer do maquinário nem jogar o pó fora, os donos do lugar resolveram lançar a campanha Beba Isso Com Açúcar. As iniciais formam a palavra “bica”, maneira com a qual muitos portugueses se referem ao cafezinho.

9 – Sem risco para o sono
Em Camarões cresce uma espécie de café cujo nome científico é Coffea charrieriana. É o único tipo conhecido de café naturalmente descafeinado.

10 – Sete vidas
Como atesta o livro de recordes “Guinness”, o gato mais velho do mundo chegou aos 38 anos e morreu em 2005. O nome dele era Creme Puff. Seu dono, Jake Perry, dava a ele café todas as manhãs. Poderia ser apenas um golpe de sorte não fosse o fato de o recordista anterior, Grandpa Rex Allen, ter vivido 34 anos, alimentado com a mesma ração oferecida pelo mesmo dono.