Colheita do café no Brasil atinge 44%

De acordo com a Safras & Mercado, os trabalhos avançaram na última semana, diante de um quadro climático mais favorável

Fonte: Cléverso Beje/Faep

A colheita de café na safra 17/18 foi estimada com um avanço de 44% até última segunda-feira, dia 27. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 28, pela Safras & Mercado. Na semana anterior os trabalhos estavam em 37%.

Com base na estimativa da consultoria para a produção de café do Brasil este ano, de 51,1 milhões de sacas, foram colhidas 22,59 milhões de sacas do produto. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 47%, e na média dos últimos cinco anos para esta época os trabalhos estavam em 45%.

Segundo o consultor, Gil Barabach, o avanço foi bom na última semana, diante de um quadro climático mais favorável. No entanto o beneficiamento e a secagem seguem em ritmo mais lento, o que continua a limitar o avanço da disponibilidade física do produto no mercado.

Arábica
A colheita de arábica avançou 5 pontos percentuais e alcançou 35% da safra, número ligeiramente abaixo de igual época do ano passado (36%). Os trabalhos seguem acelerados em comparação à média histórica para o período, que gira em torno de 32% da produção.

Conilon
Para o robusta, a colheita alcançou 75% da safra, o que corresponde a um avanço de 12 pontos percentuais na comparação com a semana passada. Mesmo assim, os trabalhos estão bem atrasados em relação a igual época do ano passado (88%) e também abaixo da média para o período (80%).