Operação investiga fraudes no setor cafeeiro do Espírito Santo

O Ministério Público do estado apura a atuação de uma associação criminosa que teria sonegado tributos em aproximadamente R$ 60 milhões aos cofres públicos

Fonte: Pixabay

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) deflagrou nesta terça-feira, dia 8, a Operação Torrefação nas cidades de Vitória, Linhares, Colatina, São Roque do Canaã, Rio Bananal e Marilândia.

O órgão investiga a atuação de uma associação criminosa no setor cafeeiro que teria sonegado tributos em aproximadamente R$ 60 milhões aos cofres públicos. Até o momento foram expedidos 5 mandados de prisão temporária e 27 de busca e apreensão.

De acordo o MPES, o golpe acontecia de duas maneiras. A primeira seria através da utilização de títulos de precatórios sem liquidez, vulgarmente chamados de “títulos podres”, para reduzir drasticamente o pagamento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). A segunda ocorria através do uso de empresas interpostas, também conhecidas como “laranjas”, para acobertar as operações dos empresários investigados, permitindo que estes operem em nome de terceiros visando a redução de tributos.

A operação de hoje é um desdobramento da Operação Café Frio, deflagrada em âmbito administrativo pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-ES) e pela Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo no dia 13 de junho deste ano.