Produção de café recua 7,7% em 2014

Safra de 2014 deve registrar um total de 45,3 milhões de sacas, diz ConabA produção de café beneficiado (arábica e conilon) no Brasil em 2014 totalizou 45,3 milhões de sacas de 60 quilos, uma redução de 7,7% em relação à safra passada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação ao levantamento de setembro, houve aumento de 0,5% na produção de café. 

O café tipo arábica registrou recuo de 15,6% neste ano por conta da forte estiagem registrada no começo do ano, a inversão da bienalidade em algumas regiões, como na zona da mata mineira, e as geadas no Paraná. Os Estados que tiveram as maiores quedas na produção foram Minas Gerais (-18,1%) e Paraná (-66,1%).

O conilon, por sua vez, apresentou alta de 20% puxado pela renovação de culturas e revigoramento da produtividade, além das boas condições climáticas em Espírito Santo, maior produtor da espécie.

A Conab informou também que as culturas em produção e em formação ocupam uma área de 2,2 milhões de hectares, uma queda de 2,6% em relação à safra passada. O predomínio é do arábica, presente em 53,2% da área cultivada no País.