Açúcar e etanol: há risco de falências no setor, diz agência

Segundo a Fitch Ratings, empresas mais vulneráveis terão dificuldades para manter liquidez 

Fonte: Canal Rural

O setor brasileiro de açúcar e etanol não possui muitas alternativas para superar as dificuldades que vem enfrentando, de acordo com a Fitch Ratings.

“O processo de reorganização judicial parece não ser um caminho viável para a recuperação, já que não há uma única história de sucesso”, diz o diretor associado da Fitch Claudio Miori, acrescentando que mais descumprimento de contratos e falências no setor são bastante prováveis.

Segundo a Fitch, o mercado internacional de títulos de dívida deve ser desafiador para a indústria de açúcar e etanol em 2017. Além disso, a captação de recursos no mercado de capitais doméstico não é uma opção realista para a maioria das empresas, afirma a agência de classificação de risco.

A Fitch diz ainda que companhias com posição mais enfraquecida enfrentarão dificuldades para manter liquidez adequada e se desalavancar.

Para a agência, resultados positivos dependem amplamente de um ambiente operacional bem sucedido, de preços mais altos de açúcar e etanol e de acesso a recursos, tendo em vista que o setor é de capital intensivo.