Açúcar registra valorização 14,2% em setembro

Demanda firme e liquidez crescente pressionam preços, diz Cepea

Os preços do açúcar cristal no mercado spot paulista acumulam valorização de 14,2% no acumulado de setembro até ontem, dia 28, com a demanda permanecendo firme e a liquidez crescente. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

O volume de açúcar negociado na semana passada superou ligeiramente o da anterior. As usinas escoam boa parte da produção para o cumprimento de contratos.

– Destaca-se que muitas unidades continuam priorizando o etanol, que tem aumentado sua participação no mix de produção – diz o Cepea.

Etanol

Os preços do etanol permaneceram firmes em São Paulo, sustentados pela oferta limitada das usinas, que estão atentas à previsão de chuvas para a semana.

Entre 21 e 25 de setembro, o Indicador Cepea/Esalq (estado de São Paulo) do hidratado permaneceu estável, em R$ 1,3001 por litro (sem impostos), ligeiro aumento de 0,07% em relação à semana anterior. Para o anidro, o Indicador foi de R$ 1,4306 o litro, alta de 1,24% – a maioria dos negócios envolvendo este combustível continua sendo realizada via contrato.

Apesar do período de fim de mês, quando as usinas possuem necessidade de “fazer caixa”, os vendedores permanecem firmes nos preços de venda.

– Alguns agentes, inclusive, acreditam em novas altas nos preços dos etanóis, fundamentados na possibilidade de continuidade das chuvas, influenciadas pelo El Niño – diz o Cepea.