ANP deve discutir resolução sobre mistura de etanol anidro com setor em agosto

Consumo de etanol anidro deve se manter estável neste ano em relação a 2015, quando a demanda foi de pouco mais de 7,2 bilhões de litros

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Amaral, revelou nesta segunda, dia 27, que a autarquia deve se reunir em meados de agosto com distribuidores e produtores de etanol anidro. Na ocasião, serão discutidos “ajustes pontuais” na Resolução Nº 67, de 2011, que estabelece os critérios para aquisição e formação do álcool misturado em até 27% à gasolina. “Serão cinco anos de Resolução e queremos fazer um balanço. Nosso sentimento é de que mude pouca coisa, mas qualquer ajuste será já para a próxima safra (de cana-de-açúcar)”, disse a jornalistas em evento na capital paulista.

Conforme Amaral, o consumo de etanol anidro deve se manter estável neste ano em relação a 2015, quando a demanda foi de pouco mais de 7,2 bilhões de litros. O mesmo deve ocorrer com o álcool hidratado, cujas vendas no ano passado ultrapassaram 16 bilhões de litros. Para ele, apenas a gasolina deve registrar queda em termos de demanda, em razão da crise econômica pela qual passa o país. Em 2015, o Brasil consumiu mais de 41 bilhões de litros do derivado de petróleo.

O diretor da ANP também afirmou que a Olimpíada no Rio, em agosto, deve ter pouco efeito sobre o consumo nacional de combustíveis. Ao contrário da Copa do Mundo, com jogos espalhados pelo país, as competições olímpicas se concentrarão na capital fluminense e, por essa razão, devem impulsionar a demanda por combustíveis apenas naquela cidade.