Agricultura contratou mais do que demitiu em janeiro

Saldo positivo foi de 10.663 vagas; destaques foram soja, em Mato Grosso, e frutas, no Sul

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

A agricultura contratou mais do que demitiu em janeiro, com saldo positivo de 10.663 vagas, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira, dia 3, pelo Ministério do Trabalho. Em janeiro de 2016, o setor havia gerado 8.729 vagas. Os destaques positivos foram soja, em Mato Grosso, e frutas de lavoura permanente, no Sul do país.

Segundo o levantamento, metade dos setores econômicos gerou empregos no mês de janeiro no Brasil. Entre os segmentos, a indústria de transformação foi a que mais gerou empregos, com saldo positivo de 17.501 postos de trabalho. De acordo com o ministério, trata-se de uma reversão em relação a janeiro do ano passado, quando o setor fechou 16.553 vagas.

Foram destaques positivos os segmentos calçadista, têxtil, mecânica, de borracha, metalúrgica, material elétrico e comunicações, madeira e mobiliário, química e de materiais de transporte. As demissões se concentraram em alimentos e bebidas, relacionadas à safra de açúcar, principalmente no Nordeste.