Lei aprovada no DF quer qualificar jovens para mantê-los no campo

Legislação incentiva parceria entre órgãos públicos e privados para criação de projetos de desenvolvimento profissional

Fonte: Canal Rural

O governo do Distrito Federal sancionou uma lei para estimular a permanência dos jovens na zona rural, incentivando a parceria entre órgãos públicos e privados para oferecer qualificação profissional. Dos 90 mil moradores da zona rural do DF, 12 mil são jovens entre 14 e 29 anos.

A ideia é atender esse público em projetos nos próximos três anos. Os recursos viriam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal e da parceria com a iniciativa privada. Um desses projetos está sendo elaborado pela secretaria de Agricultura local, em parceria com as pastas da Educação e do Trabalho.

Filho de agricultores

Marcelo Denke é exemplo de filho de agricultores que não quis sair do campo. Ele se formou em engenharia agronômica e, há dois anos, decidiu apostar na produção de hortaliças hidropônicas. A atividade ainda é nova na região, por isso precisou buscar conhecimento em universidades fora do Distrito Federal. 

Nesse período, Denke multiplicou o número de estufas para produção de hortaliças de quatro para doze, nas quais ele colhe diariamente mil pés de alface. Mesmo com ótimos resultados, o jovem horticultor está em busca de mais qualificação para aprimorar a produção.

Projetos

O subsecretário de abastecimento e desenvolvimento rural do DF, Hercílio Matos, afirma que os próprios jovens podem procurar o governo e apresentar um projeto. Ele lembra que mecânicos especializados em máquinas agrícolas e eletricistas com foco em armazenagem são algumas das carências da região.

Já o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) Leandro Moraes de Souza destaca como prioridades a valorização da atividade rural e a produção de orgânicos.