Medicina veterinária: conselho federal quer que MEC barre novos cursos

Entidade afirma que Brasil tem o maior contingente de profissionais da área do planeta e supera as necessidades do mercado

Fonte: Governo do Paraná

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) que suspenda a criação e reconhecimento de novos cursos de medicina veterinária. A justificativa da entidade é que o contingente de profissionais da área no país supera as necessidades do mercado.
 
Segundo a CFMV, existem no país mais de 300 cursos de medicina veterinária, o que representaria um terço dos cursos ofertados em todo o mundo. De acordo com a entidade, há cerca de 117 mil profissionais da área no Brasil, contingente que é o maior do planeta e que cresce a uma taxa de 5 mil novos veterinários ao ano.
 
Por meio de um ofício, o conselho federal sugere que seja adotada a mesma linha já aplicada pelo MEC aos cursos de medicina, com a suspensão de autorização, criação e reconhecimento de cursos. De acordo com estimativa da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), 50 mil novas vagas são ofertadas todos os anos, e 20% delas permanecem ociosas.