Baixo estoque e boa oferta de laranja devem manter processamento ininterrupto

Produção de suco deve manter continuidade inédita entre duas safras. Previsão para o próximo ciclo é de colheita pequena, e pode faltar matéria-prima

Fonte: Pixabay / divulgação

Com os estoques baixos das indústrias e ainda uma oferta considerável de laranja nos pomares, o processamento das frutas para a produção de suco deve seguir sem interrupções entre as safras 2015/2016 e 2016/2017, o que seria inédito no setor. Até então, nas supersafras de laranja passadas, indústrias conseguiram produzir a bebida somente até março do ano-safra, que termina oficialmente em junho.

Na safra 2015/2016, as grandes indústrias aproveitaram os estoques baixos de suco e um volume considerável de laranja, cerca de 7% do total da safra, para manterem o processamento em ao menos uma das unidades produtoras, enquanto as outras passam por manutenção.

“Neste início de abril, as três grandes indústrias têm uma unidade cada moendo a fruta da temporada 2015/2016, e essas atividades devem ser mantidas ao longo deste mês, de modo a serem aproveitadas as laranjas restantes”, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP).

Estoque

O mais recente levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) aponta que o estoque de passagem global de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) brasileiro ao final da atual safra, em 30 de junho deste ano, deverá ser de apenas 292.385 toneladas. Caso a estimativa se concretize, o estoque para a o começo da safra 2016/2017 será 42,7% inferior que o do período anterior, de 510.393 toneladas. O estoque de suco ao final do período atual será ainda o menor desde o início da safra 2011/2012, de 214.361 toneladas.

O diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, confirmou que, diante desse cenário, a tendência de empresas do setor é emendar o processamento entre as duas safras. “Houve uma florada de laranja no ano passado que virou fruta para a colheita entre março e abril, e deve ser processada. Já em maio teremos a oferta de variedades precoces da próxima safra”, explicou.

Segundo os pesquisadores do Cepea/Esalq, as chuvas durante o período de enchimento das frutas, além da maturação adiantada, permitirão o início do processamento dessas laranjas precoces em maio, ainda que não em todas as plantas. 

“No entanto, a previsão é de safra pequena no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) e parte dos agentes já especula que pode faltar matéria-prima”, informou o centro de pesquisas.