Laranja: produção na Flórida deve ser a menor em 50 anos

Consultoria afirma que o greening está presente em todo o estado

Fonte: Reprodução

A produção de laranja na Flórida deve atingir o menor nível desde 1965 na temporada 2015/2016, que começa em 1º de outubro. A projeção, de 93,5 milhões de caixas, é 3,3% menor do que o produzido na safra 2014/2015, de 96,7 milhões de caixas, que já tinha sido a menor produção em 50 anos, informa a consultoria Citrus Consulting International.  

A projeção da presidente da consultoria, Elizabeth Steger, é bastante aguardada pelo mercado por ser geralmente a primeira da temporada. O USDA só divulga sua primeira estimativa para a safra da Flórida em outubro. Kevin Sharpe, da Basic Commodities, disse que a previsão de safra menor não causou surpresa.

Os pomares do estado vêm sendo afetados nos últimos anos pelo greening, doença que provoca a queda prematura dos frutos. A consultoria Citrus Consulting International disse que, depois de visitar 17 condados, constatou que o greening está presente em todo o estado e que a condição dos pomares é a mesma do ano passado.

A Flórida é a fonte da maior parte das laranjas usadas na fabricação de suco nos EUA. Como o consumo da bebida está no menor nível desde 2002 no país, alguns produtores pararam de investir nos pomares, segundo traders.

– Os problemas enfrentados pelos fornecedores são bem significativos – afirma o analista Andres Padilla, do Rabobank.