Governo prorroga inscrição no CAR

Problemas técnicos devem ser solucionados, diz secretário do Ministério do Meio AmbienteO prazo para os produtores se inscreverem no Cadastro Ambiental Rural (CAR) vai ser prorrogado por um ano em todos os estados brasileiros. A informação foi confirmada pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, que substituiu a ministra da pasta, Izabella Teixeira, em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta, dia 30. 

• Tire suas dúvidas sobre como fazer o Cadastro Ambiental Rural

anúncio oficial da prorrogação deve ser feito na próxima segunda, dia 4. O prazo se encerraria na terça seguinte, dia 5. Com o adiamento, problemas técnicos que produtores enfrentaram na tentativa de fazer o cadastro vão ser sanados, afirmou o secretário aos deputados.

– Pode estar havendo um pico de adesões e que nós precisemos equacionar tecnologicamente essa situação, mas nós estamos esperando que, com a prorrogação, isso seja escalonado no tempo de forma adequada. O importante é que todos façam o cadastro rapidamente e que essa prorrogação não seja usada como estratégia de postergação, mas pelo contrário, que todos entrem e façam o cadastro de forma mais efetiva e qualificada possível – disse.

Participando da mesma audiência, o diretor do Sistema Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, disse que casos de biomas específicos devem ser resolvidos pela legislação de cada estado. Um exemplo é o Bioma Pampa, no Rio Grande do Sul, cuja principal característica são as pastagens nativas e pequenas manchas de arbustos, o que dificulta a identificação nas imagens de satélite do quanto a vegetação nativa está conservada.

– O Estado tem competência para legislar, fazer uma legislação estadual, atribuindo soluções para suas particularidades. O caso específico do Rio Grande do Sul, nós temos conhecimento que a Secretaria de Meio Ambiente já negociou uma minuta de decreto estadual e conseguiu um alinhamento com as partes interessadas, onde esse regramento vai acontecer em relação ao pampa. E o sistema, o Sicar, ele está completamente pronto a receber algumas dessas particularidades – afirmou.

As autoridades asseguraram que já está em curso uma série de iniciativas, feitas em parceria com entidades do setor produtivo, para incentivar a realização do cadastro em estados de baixa adesão. Os pequenos produtores são os que apresentam maior dificuldade em realizar o CAR, já que, muitas vezes, não podem contratar um técnico para auxiliar no processo.

Diante disso, a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) está negociando com o governo federal um crédito extra, que seria liberado na contratação de outros financiamentos agropecuários, para que os pequenos produtores possam pagar técnicos que ajudem a fazer o CAR. Segundo a Contag, com esse apoio, vai ser possível atingir a meta dentro do novo prazo.