Exportação da safra nova de soja dos EUA é lenta

AGR Brasil destaca que a redução da participação de players financeiros no mercado físico da soja da China está sendo sentida no ritmo menor de compras americanasO mercado norte-americano de exportação de soja está mais fraco em relação ao ano passado. A AGR Brasil informa, em seu boletim diário desta quinta, dia 16, que os Estados Unidos venderam pouco mais de 4 milhões de toneladas da nova safra de soja, o que corresponde a 54% do volume contratado na mesma época de 2014.

Segundo a consultoria, a redução da participação de players financeiros no mercado físico da soja da China está possivelmente sendo sentida no ritmo menor de compras. “Não estamos falando que as importações totais de soja da China vão despencar, apenas que o ritmo de crescimento pode diminuir. Ou seja, a compra dos chineses pode ser bem mais ‘cadenciada’ do que já foi nos últimos anos, quando o envolvimento de especuladores no mercado físico de soja chinês era bem maior”, diz a consultoria.

O dia hoje foi de consolidação hoje em Chicago, com milho, soja e trigo operando sem muita definição na maior parte do dia, mas claramente sem o vigor altista que o mercado de soja exibia nos primeiros dias dta semana. A maioria de participantes no mercado de soja compreende a realidade de oferta ampla sobre demanda no momento. No entanto, com fundos de investimento já com posições de vendas relevantes, o plantio da nova safra americana apenas no início e o produtor americano vendendo pouco devido ao seu foco no plantio, o mercado fica indeciso. Por um lado, participantes compreendem que preços de soja poderiam e até deveriam estar bem mais próximos de US$ 9 do que de US$ 10 no momento. Por outro lado, a indefinição faz com que alguns participantes ‘aguardem’ para vender mais – o que abre espaço para movimentos de recuperação.

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.