Animais campeões desfilam na Expointer

Cerca de 150 exemplares desfilaram na pista principal do evento, em Esteio (RS), onde foram homenageados pelo público e autoridades

Fonte: Fábio Santos/Canal Rural

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 2, o tradicional desfile de campeões da Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador do estado, José Ivo Sartori, que deu início às homenagens.

Diferentemente das edições dos anos anteriores, quando a premiação ocorria durante a cerimônia de abertura oficial, em 2016 o evento foi dedicado exclusivamente às homenagens. Segundo a organização do evento, o desfile contou com a passagem de 150 exemplares, além da tradicional esbarrada, um cumprimento feito por cavaleiros do Freio de Ouro ao público.

Entre os campeões que desfilaram, o maior número foi de bovinos, com 30% do total, divididos entre gado de corte e de leite. Os outros 70% são divididos entre equinos, ovinos, caprinos e pequenos animais.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, os números desta edição da Expointer devem ser positivos. “Acredito que devemos superar o total negociado na edição anterior”, disse.

Números e convidados

Nesta edição da feira, foram inscritos 4.285 animais de argola em competições de prova, além de 2.087 rústicos, que vêm para leilões ou participação de eventos.

Estiveram presentes no evento o vice-governador gaúcho, José Paulo Cairoli; o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín; os cônsules do Uruguai, Karla Berskiniak; do Japão, Takashi Kondo; e do Líbano, Ricardo Malcon; os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto;  o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sergio Bandoca Foscarini da Silva; além de dirigentes das entidades copromotoras da feira.

Ao vivo

O desfile de campeões foi transmitido ao vivo pelo Facebook do Canal Rural. Veja como foi a cerimônia: