Área de feijão volta a crescer na próxima safra, mas oferta deve continuar restrita

Após 3 anos em queda, semeadura aumentará na primeira safra, mas não vai compensar as reduções anteriores, afirma analista

Fonte: Tamires Kopp/ MDA

A área de feijão da primeira safra da temporada 2016/2017 deve aumentar 3,8% em relação à anterior, aponta a consultoria Safras & Mercado. Isso não acontecia desde o ciclo 2013/2014 e a previsão é de retomada na produção do grão. Durante entrevista para a segunda edição do Mercado & Companhia desta sexta-feira, dia 22, o analista da Bolsa de Cereais Rui Russomano disse que, apesar do crescimento de área, a oferta deve continuar restrita.

Russomano explica que o aumento da área da próxima safra não compensará a queda na área em safras anteriores e aposta em preços altos para o produtor rural em 2017. A pouca oferta do grão garantiu boa remuneração para aqueles que resolveram insistir na cultura, segundo ele. No entanto, afirma que as incertezas climáticas também colocaram em risco a produtividade das lavouras, por isso o investimento em tecnologias no campo seria indispensável.

O analista complementa dizendo que o produtor precisa ficar de olho no clima. E deve estar preparado para eventualidades que possam comprometer a safra e causar elevação acentuada dos preços do feijão.