Frango: Brasil deve perder mercado na União Europeia

Segundo o órgão americano, a Ucrânia está se tornando importante fornecedor para o bloco, o que pode roubar espaço da ave brasileira

Fonte: divulgação

As importações de carne de frango pela União Europeia (UE) devem ficar praticamente estáveis em 2016 na comparação com o ano passado, mas o Brasil deve perder espaço nas vendas para o bloco. A avaliação faz parte de relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na UE. 

De acordo com a análise, “a Ucrânia está se tornando um importante fornecedor de carne de frango para os 28 países da União Europeia, substituindo parte das importações do Brasil”. Segundo a estimativa do adido, o bloco deve importar 710 mil toneladas em 2016, mesmo volume projetado em 2015.

A produção de carne de frango no bloco deve aumentar 1,5% neste ano, para 10,76 milhões de toneladas, segundo o USDA, e os países responsáveis pelo aumento são França, Polônia e Reino Unido. “Os surtos locais de gripe aviária em vários países membro da União Europeia, em especial França e Alemanha, não devem ter impacto significativo no nível de produção”, afirmou o adido.

Enquanto isso, a demanda interna deve continuar crescendo em 2016, inclusive com aumento do consumo per capita. “Isso se deve à substituição de outras carnes pelo frango, principalmente por causa da situação econômica desfavorável na região”, indicou o relatório. A carne de frango é mais barata que bovina e suína e por isso os consumidores tendem a migrar para a primeira.

Quanto às exportações, o adido aponta que os embarques devem voltar a aumentar neste ano para 1,18 milhão de toneladas, puxados pelas vendas para Arábia Saudita, Filipinas, Gana e Ucrânia.