Vacina contra salmonela tem baixo custo e pode ser alternativa para proteger setor de aves

Aplicação ainda é vista com desconfiança por produtores; especialistas da área recomendam intensificar fiscalização e conscientização sobre prevenção e programas de biosseguridade

Fonte: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

A salmonela é considerada um problema de saúde pública há mais de um século. A bactéria é encontrada na casca ou no interior de ovos e em produtos de origem animal, e pode causar doenças. Na avicultura, causa perdas financeiras e impede a abertura de novos mercados. O uso de vacinas no combate ao microorganismo vem sendo discutido no Brasil, mas ainda gera desconfiança entre os produtores.

Uma das preocupações da avicultura é que a problemas relativos à salmonela podem passar despercebidos no dia a dia das granjas. Integrante do corpo técnico da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, Eduardo Muniz afirma que a bactéria está tão adaptada ao frango de corte que o produtor não percebe sua presença, já que não há sintomas nas aves. “Esse é um mecanismo adaptativo que a salmonela conseguiu desenvolver ao longo da sua evolução”, afirma.
 
A prevenção da salmonela nos criatórios pode ser obtida através da vacinação. O procedimento, que não tem obrigatoriedade, é pouco utilizado nas granjas. Isso ocorre mesmo a vacina representando menos de 1% do custo de produção da atividade.
 
 

O chefe de Defesa Sanitária do departamento de aves do Ministério da Agricultura, Bruno Pessamilio, afirma que cabe às empresas avaliar se deve ou não incluir a vacinação no conjunto de medidas de biosseguridade que ela toma. Ele lembra ainda que, no caso do frango de corte, o ciclo rápido da ave (cerca de 42 dias) desestimula a aplicação.

Eduardo Muniz, da Fundação Apinco, afirma que há outros fatores podem ajudar a garantir a sanidade do plantel. “Você tem áreas sujas que é preciso limpar sempre, assim como tudo o que vem de fora do sistema de produção precisa passar por uma desinfecção”, diz.

EUA

A salmonela não é um problema apenas na avicultura brasileira. Em abril deste ano, fiscais do governo dos Estados Unidos constataram que uma das maiores granjas do país não apresentava condições sanitárias compatíveis com as normas nacionais. A empresa foi obrigada a recolher quase 207 milhões de ovos devido à suspeita de contaminação pela bactéria.

 A salmonelose é uma das doenças que mais restringem o comércio internacional de alimentos. No Brasil, a suspeita da presença de bactérias em lotes de carne de frango da empresa BRF e de outras companhias mantém suspensas as exportações do produto à União Europeia.

Para Pessamilio, do Ministério da Agricultura, é preciso aprimorar a parceria entre setor produtivo e órgãos públicos para evitar o surgimento de novos casos envolvendo a bactéria. Ele prega a intensificação da fiscalização e de políticas de conscientização sobre a importância da prevenção e dos programas de biosseguridade.