Estudantes criam trator para a produção de hortaliças

O EqüuS é um mini-trator que promete otimizar o tempo e garantir melhores condições físicas ao pequeno produtor

Buscando facilitar as atividades do pequeno produtor rural de hortaliças, os alunos de engenheria do Centro Universitário FEI desenvolveram o EqüuS, um trator porta implementos que pretende aumentar a mobilidade do agricultor no trabalho diário.

Segundo os estudantes, a máquina realiza diversos tipos de atividades, entre elas preparar e gradear o solo, abrir espaços na terra para a semeadura e pulverizar a plantação.  Além dos trabalhos agrícolas, o trator também é capaz de perfurar o solo para a aplicação de estacas na contrução de cercas, bombear água e até funcionar como um gerador energia elétrica.

Entre as principais facilidades, o EqüuS possibilita o pequeno produtor trabalhar na área em canteiros alternados, permitindo sair de uma linha plantada para outra com apenas uma manobra. Outro ponto positivo é que ao utilizar a máquina, o operador deixa de fazer de 15 a 20 vezes por minuto o mesmo tipo de movimento.

Como a transmissão do trator é hidráulica, a construção foi feita somente de mangueiras,  permitindo que se tenha um grande vão livre para a máquina passar por cima da cultura plantada sem causar nenhum tipo de prejuízo. 

Atualmente o  EqüuS funciona à gasolina, mas existe a possibilidade de ser à diesel e possui o valor estimado entre R$ 25 mil a R$ 30 mil. O grupo de alunos está à procura de investidores para dar continuidade ao projeto.