ICPRural e ICPSoja registram nova queda em outubro de 2014

O ICPRural fechou a 32º rodada marcando 60,3 pontos, o que significa uma queda de 34%A confiança dos produtores rurais, medida pelo ICPRural registrou baixa em relação aos últimos três anos, ficando abaixo do nível esperado. O mesmo ocorreu para o ICPSoja.

Todos os sub-índices apresentaram queda significativa em comparação com os períodos anteriores, no entanto, a queda mais brusca ocorreu no preço de venda da safra brasileira, provocada pela economia externa, falta de chuva e queda da produção. O ICPRural fechou a 32º rodada marcando 60,3 pontos, o que significa uma queda de 34%

sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços de venda fechou a rodada com baixa de 22%, marcando 47,4 pontos, reflexo, segundo os entrevistados, da queda do valor comercial e da produtividade devido ao tempo de extrema seca, que é desfavorável durante a safra e atrasa a plantação, aliado a fatores econômicos externos.

sub-índice Equipamentos, que havia marcado 66,4 pontos em julho, sofreu uma queda de 12%, marcando 58,5 pontos em outubro, pois a diminuição na margem de lucro desanimou os produtores a investir em máquinas nessa safra.

sub-índice Insumos que havia marcado 89,8 pontos em julho, sofreu diminuição de 4%, representado o menor nível de confiança quando comparado a todos os períodos estudados desde 2010, o que sinaliza uma baixa no consumo devido aos altos custos dos mesmos diante da pouca produtividade. O sub-índice Condições Atuais teve queda de 15% e fechou a rodada em 49,1 pontos, fechando o cenário analisado.

O ICPRural de outubro fechou definitivamente abaixo dos 100 pontos, indicando produtores rurais um tanto quanto pessimistas para a atual safra. Os valores obtidos foram os menores registrados diante de todas as outras rodadas do índice.

Dos sub-índices que compõem o ICPRural, o Preço foi o mais afetado, ao passo que o Insumo foi o que sofreu menor queda, pois embora o custo destes esteja muito alto, o risco de não utilizar defensivos e fertilizantes e perder ainda mais em produção é alto. Essa combinação faz diminuir a margem de lucro do produtor e isso explica, em partes, o porquê de a expectativa ter caído.
 
Confiança dos sojicultores continua em queda

Pelo segundo semestre consecutivo o ICPSoja fechou a rodada em queda. Os resultados de outubro resultaram em uma queda de 20% em relação à rodada de julho, marcando 60,7 pontos. Todos os sub-índices sofreram queda e permaneceram abaixo do nível de confiança, sendo “Preços” o mais afetado, registrando 35,2 pontos.

O sub-índice Insumos apresentou a menor queda, 8% em comparação com a rodada de julho. A retomada da produção americana foi apontada, pelos entrevistados, como a principal razão pela baixa de 42% no quesito preços, que fechou a 35,2 pontos.

O sub-índice Condições Atuais também reduziu, quando relacionado com a rodada de julho, com uma queda de 22%, fechando a rodada em 51,3 pontos. O fator climático – falta de chuvas – foi a principal queixa dos entrevistados, principalmente dos produtores de soja da região sudeste, principalmente paranaenses e paulistas.

Em comparação ao mesmo período de 2013 o ICPSoja registrou baixa de 46,94%. O sub-índice Preço registrou queda de 69,94%, quando comparado ao mesmo período de 2013, indicando uma menor confiança em relação aos preços da safra 2014.

Para o sub-índice Equipamentos a queda registrada no comparativo com outubro de 2013 foi de 37,68%, diante do cenário de incertezas o produtor rural preferiu assumir posturas mais conservadoras. O sub-índice Insumos também registrou uma queda de 21,2% quando comparado a Outubro de 2013, a principal reclamação apontada pelos entrevistados foi o aumento no custo de fertilizantes e defensivos. 

Alguns produtores relataram certa apreensão com as políticas adotadas pelo governo e esperam que o cenário da agricultura brasileira melhore após as eleições. Apesar da queda no preço de venda e do aumento nos custos, a maioria dos entrevistados não desistiu da cultura e continuam o plantio da soja. Apostando em uma melhora a curto prazo.