Saiba como é feito o ICP Rural

A tomada de decisão dos agentes econômicos pauta-se na análise de informações confiáveis da conjuntura atual e das perspectivas dos setores da economia.

Um indicador de confiança setorial busca captar as expectativas dos agentes que atuam em setor específico sobre o comportamento da economia em geral e, sobretudo, sobre as expectativas em relação ao desempenho do setor nos próximos meses.

A Uni.Business Estratégia, em parceria com o Canal Rural, criou o Índice de Confiança do Produtor Rural e o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPRural e IPCSoja) para possibilitar às organizações atuantes nos agronegócios compreender a expectativa do agricultor para os próximos meses.

Desde de abril de 2013 o ICPRural e IPCSoja passaram a ser levantados pelo AgroFEA Ribeirão Preto – Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) sob a coordenação do Prof. Dr. Roberto Fava Scare.

Metodologia

A confiança do produtor é avaliada por questões que abordam a sua intenção de compra de insumos (defensivos e fertilizantes), equipamentos e implementos agrícolas, sua avaliação sobre o preço do produto cultivado e percepções sobre as condições atuais do seu negócio. O ICPRural e o ICPSoja se desdobram em sub-índices que refletem a expectativa para cada um desses tópicos. Os índices são apurados pela Uni.Business em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral.

Equipe: Matheus Kfouri Marino, Roberto Fava Scare, Fábio Mizumoto, Fernando Kolya, Luiz Paulo Zimberger de Castro Pacheco, Murilo Arruda Capelini e Maíra Viegas.

O intuito dos indicadores é o de aprofundar o conhecimento sobre a tomada de decisão do produtor rural e tem apoio da Universidade de São Paulo por meio do seu programa “Aprender com Cultura e Extensão”.

Parceria: Canal Rural