Cavalos são tratados com homeopatia e quiropraxia no Rio Grande do Sul

Técnicas ajudam a prevenir doenças e lesões nos animaisCriadores de cavalos do Rio Grande do Sul já estão utilizando terapias alternativas na prevenção e no tratamento de doenças dos animais. Uma dessas técnicas é a quiropraxia, que promove ajustes nas articulações dos cavalos a partir de movimentos feitos com as mãos, com maior foco na coluna vertebral do cavalo.

De acordo com o médico veterinário Maurício Grillo, especialista na prática, o principal benefício da terapia é identificar lesões em potencial ou em estágio inicial e impedir que elas progridam. A quiropraxia é uma técnica preventiva. Não há uso de remédios, apenas das mãos do especialista.

– Todas as vértebras são testadas nas suas movimentações, nos seus ângulos de movimento e qualquer disfunção, qualquer perda na mobilidade já é passível de ajuste – diz o veterinário.

Outra técnica que está sendo utilizado nos animais é a homeopatia. O criador Julio Stumpf é também terapeuta homeopata e a aplica em sua cabanha. Segundo ele, a terapia é usada na prevenção e tratamento de doenças agudas e crônicas.

 – Quando o animal apresenta o desconforto tu entrsa imediatamente com as famosas gotinhas, os remédios homeopáticos ideal pra esse sintoma agudo – afirma Stumpf.

De acordo com ele, os animais que estão em treinamento, em preparação para formologia, para representar a cabana em eventos da raça, às vezes têm problema de articulação, problemas traumáticos em função da doma e isso esconde lesões.
 
A avaliação do animal é feita em conjunto com um médico vetrinário. Após exames para detectar o problema do animal, entra em ação a medicação homeopática, que é 100% natural, de origem vegetal, animal ou mineral.

Julio Stumpf afirma que a homeopatia diminui os custos da criação, pois ela garante mais saúde e equilíbio ao animal.

– Ele não adoece, assim não há gastos com remédios, exames e ele sempre vai estar apto às provas, a participar de exposições – diz o criador.