MG: cooperativas se unem para barrar importação de leite em pó

Fecoagro Leite Minas vai representar mais de 70 mil pecuaristas e tem como objetivo aumentar a força do setor em negociações políticas

Fonte: Divulgação/Governo SC

Lideranças do setor leiteiro de Minas Gerais anunciaram nesta quinta-feira, dia 23, a criação da Federação das Cooperativas de Leite do estado (Fecoagro Leite Minas ). A entidade vai representar mais de 70 mil produtores de leite. A primeira ação da entidade é tentar barrar as importações de leite em pó proveniente do Uruguai.

O projeto para a elaboração de um órgão que represente as cooperativas de leite mineiras surgiu no ano passado. O objetivo é aumentar a força do setor nas negociações políticas e garantir maior estabilidade econômica aos produtores.

No total, 22 cooperativas estão vinculadas à Fecoagro Leite Minas e são responsáveis por 7,5 mil empregos. Segundo o presidente da nova entidade, Vasco Praça Filho, a grande preocupação do setor é o leite em pó importado. “Tivemos vários diálogos com o ministro Blairo Maggi, e sentimos que não está apenas na mão dele essa resolução, mas ele está se sensibilizando (para o fato de) que essa importação é prejudicial. Vamos juntar esforços para que essa política seja revista, para não prejudicar aquele produtor que precisa de incentivo e não de concorrência desleal”, diz.

Nos próximos meses, mais sete cooperativas mineiras devem se filiar à federação. O setor vai cobrar novas linhas de crédito para a cadeia no Plano Safra. “É preciso também fazer com que o governo apresente propostas de financiamento para ajudar os produtores e cooperativas para que eles se reestabeleçam”, diz o vice-presidente da Fecoagro Minas Leite, Renato Nunes.