Frango: custo da produção cai e anima produtores

O milho é o principal responsável pela queda, mas a expectativa é de que o do insumo aumente de preço aina neste ano

Fonte: Canal Rural

O custo de produção do frango em São Paulo está 11% em janeiro em comparação ao mesmo período do praticado no mesmo período do ano passado. Segundo especialistas, o milho é o principal responsável pela queda, mas a expectativa é de que o do insumo aumente de preço neste ano por causa da redução da oferta provocada pelo atraso de plantio na primeira safra.

“Em 2018, apostamos em um reajuste. O que eu digo é que em 2017 o preço caiu muito e, em 2018, a tendência é equilibrar um pouco.  Com isso, é possível que haja um reajuste, mas um pouco mais contido do que houve em 2016, quando houve picos que prejudicaram muito o setor”, disse o analista do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Marcos Iguma.

Há quem esteja mais otimista, como é o caso do presidente da Associação Paulista de Avicultura, Erico Pozzer, que acompanha as condições das lavouras de olho no custo de produção. Ele acredita o clima tem colaborado com as plantações e a safra pode ser melhor que o esperado, mantendo baixo o preço do milho.

““Até agoram São Pedro está de bem com a gente. Parece que nós vamos ter uma safra normal. basta avaliar depois como é que vai ser a segunda safra de milho no Mato Grosso. Mas,pelo que a gente ouve pelas estatísticas, soja e milho estão dentro da normalidade, o que nos faz acreditar que trabalharemos com preço de soja e de milho razoável, dando um custo de produção estável em 2018”, disse.