Raça braford conquista o Centro-Oeste

Bovino que combina a qualidade da carne do hereford com a rusticidade do nelore tem apresentado bom desempenho na região e adaptação às condições locais

Fonte: Manuela Bergamim/Embrapa

O braford foi uma das atrações da área de bovinos da Tecnoshow Comigo, feira agropecuária realizada até esta sexta-feira, dia 15, em Rio Verde (GO). O objetivo de ir ao evento foi ampliar a participação da raça no Centro-Oeste, onde hoje estão 25 mil animais, dos 480 mil registrados no Brasil. 

Os animais, típicos do Sul do país, têm apresentado bom desempenho e adaptação à região. A vantagem do braford é reunir as boas qualidades das duas raças que lhe dão origem: o hereford, que entra com docilidade, precocidade e qualidade da carne; e o nelore, que contribui com a rusticidade.

Fernando Figueiredo vem apostando na raça em Rio Verde há cinco anos, migrando da criação de nelore. Hoje, já conta com 300 matrizes de braford, além de 200 vacas zebuínas. Todas recebem o mesmo manejo, criadas a pasto, mostrando-se perfeitamente adaptadas, assegura o pecuarista.

Pioneiro da genética braford na região, Figueiredo levou à exposição um animal de um ano e meio com 450 kg, que estará à venda no ano que vem. Ele conta que a raça exige alguns custos a mais que o nelore, mas plenamente compensados.

“São animais que entram em cio com 15 meses. Atrelado a isso, existe o rendimento e a melhor rendimento: o frigorífico paga 8% a mais pela qualidade da carcaça”, diz ela.